Atualmente, não é difícil encontrar produções que custam mais caro do
que filmes para serem desenvolvidas. Somente para ter uma ideia: no
início da década de 1990, o orçamento para o desenvolvimento de um
título de peso ficava na faixa dos US$ 100 mil (R$ 200 mil). Quando a id
Software desenvolveu o primeiro Doom, o investimento foi de mais de US$
200 mil (R$ 400 mil), o que enquadrou o game como um dos títulos mais
caros da história até então.
Nós separamos uma lista com alguns dos games que tiveram o maior orçamento de todos até hoje. Acompanhe:
Importante: os valores mostrados nos títulos trazem números corrigidos pela inflação atual para facilitar a comparação.
Star Wars: The Old Republic (2011) – cerca de US$ 204 milhões
Star Wars The Old Republic é um MMORPG lançado no final de 2011 para
PC. O game leva os jogadores a uma das maiores reconstruções do universo
de Star Wars já vista até hoje, contando com milhares de personagens,
objetos e referências ao universo fantástico criado por George Lucas.
Apesar de o orçamento oficial não ter sido divulgado, ele pode ser
considerado por analistas como o game mais caro já produzido até hoje.
Estimativas dão conta de uma cifra que ultrapassa os US$ 200 milhões (R$
400 milhões). Esse alto investimento é decorrente de mais de 800
pessoas trabalhando durante seis anos em quatro continentes. Para dublar
os mais de 4 mil personagens em três idiomas diferentes, foram
necessários mais de mil atores.
Embora tenha sido bem recebido pela crítica, a taxa de jogadores
pagantes que explodiu nos primeiros meses infelizmente diminuiu muito, o
que obrigou a Electronic Arts a transformar o jogo em um título
gratuito para jogar.
Grand Theft Auto 4 (2008) – US$ 106 milhões
Grand Theft Auto também elevou os padrões de qualidade e de liberdade
dentro do mundo virtual. Se o terceiro título da série já impressionou
pela qualidade e complexidade, GTA 4 chamou o mundo para apreciar uma
Liberty City completamente remodelada e viva, deixado todos de queixo
caído com o nível de detalhes.
A produção não foi barata. O game de 2008 custou cerca de US$ 100
milhões (R$ 200 milhões) para ser produzido. Já pensou quanto vai custar
o desenvolvimento de GTA V, que já é muito maior que o seu antecessor? Analistas garantem que a cifra já ultrapassou os US$ 137 milhões (cerca de R$ 270 milhões). Mas dane-se, é GTA. O investimento vale a pena.
Shenmue (1999) – US$ 98 milhões
Shenmue foi uma proposta ousada. O game de Yu Suzuki desenvolvido
pela equipe AM2 da SEGA foi concebido para ser uma das obras mais
impressionantes dos games, trazendo recursos de liberdade baseados na
vida real, como ciclo de tempo e personagens secundários mais
inteligentes — algo inédito na época. O game tinha uma tarefa
complicada: ajudar a estabelecer o SEGA Dreamcast no mercado.
Para tentar atingir esses objetivos ousados, Shenmue custou à SEGA
aproximadamente US$ 70 milhões (R$ 140 milhões), custo de produção que
inclui o game a sua sequência, que acabou não sendo lançada. Apesar de
ser um título extraordinário e ter vendido relativamente bem, a SEGA
acabou tendo prejuízo com o jogo.
Em valores atuais, o custo da produção seria de aproximadamente US$ 98 milhões (R$ 196 milhões).
The Elder Scrolls V: Skyrim (2011) – US$ 86 milhões
Skyrim é uma obra de arte em diversos aspectos. O gigantesco
continente de Skyrim pôde ser explorado pela primeira vez na série,
enquanto você enfrentava dragões e descobria poderes e incríveis lugares
para visitar no enorme mundo do jogo.
A produção levou cerca de três anos e meio e teve um custo estimado
de US$ 85 milhões (R$ 170 milhões) entre desenvolvimento e publicidade.
Ao todo, quase 200 pessoas estiveram envolvidas na produção do título.
No caso de Skyrim, o investimento foi recuperado rapidamente, já que
somente na primeira semana de lançamento a Bethesda arrecadou mais de
US$ 450 milhões (R$ 900 milhões) com o título. Jogo muito completo, mapa aberto, e cenário extenso, gráficos e sons muito bons, mais com muitos bugs. Só que valeu a pena investir tanto, lembrando que ganhou como jogo do ano de 2011.
Gran Turismo 5 (2010) – US$ 84 milhões
Gran Turismo é uma das franquias de mais peso da Sony, e não é à toa.
Desde que estreou no PlayStation, o game vem reunindo uma legião de fãs
e adoradores do automobilismo devido ao alto grau de realismo e
complexidade do título.
O quinto capítulo da série não poderia ser diferente. Os mais de mil
carros disponíveis, além de gráficos cinematográficos e uma tonelada de
extras, teve o início da sua produção com um orçamento inicial de US$ 60
milhões (R$ 120 milhões). Entretanto, o processo de desenvolvimento
acabou aumentando um pouco, chegando aos US$ 80 milhões (R$ 160 milhões)
na conta final.
Metal Gear Solid 4 (2008) – US$ 54 a US$ 74 milhões
Metal Gear Solid sempre esteve no topo dos games de ação como um dos
títulos de espionagem mais aclamados, e o quarto capítulo da série não é
uma exceção à regra. A produção de Hideo Kojima teve início em 2005,
mas só chegou ao mercado em 2008. O grande número de cutscenes e
detalhes visuais absolutamente bem trabalhados fazem com que o título de
cinco anos de idade ainda não pareça ultrapassado.
Apesar de o orçamento final não ter sido divulgado, especialistas
garantem que o investimento no desenvolvimento de Metal Gear Solid 4
tenha ficado entre US$ 50 a 70 milhões (R$ 100 a 140 milhões). Um valor
justo, se analisarmos a qualidade da produção.
Final Fantasy VII (1997) – US$ 65 milhões
Quando a Square-Enix (na época Squaresoft) decidiu abandonar a
Nintendo, sua parceira de tantos anos, em prol da Sony, muita gente
desconfiou da qualidade de Final Fantasy VII. Quando o game foi lançado,
ele simplesmente elevou o padrão de todo o segmento em termos de
desenvolvimento e qualidade.
O estúdio investiu US$ 45 milhões (cerca de R$ 90 milhões) na época
para desenvolver um dos jogos mais aclamados de todos os tempos. Some
isso aos milhões de dólares investidos em publicidade pela Square e pela
própria Sony, que desembolsou mais de US$ 100 milhões (R$ 200 milhões)
apenas no ano de 1997 para promover o PlayStation e seus jogos.
Em valores atualizados pela inflação de hoje, o game teria custado
quase US$ 65 milhões (R$ 130 milhões), sem contar o investimento em
marketing. Jogo muito legal e que marcou a infância de muitas pessoas inclusive a minha.
Too Human (2008) – US$ 64 milhões
Too Human teve uma história polêmica do início ao fim: a produção
levou aproximadamente 10 anos para ficar pronta. O título começou a ser
planejado em 1999 e deveria ser lançado para o primeiro PlayStation.
Pouco depois, o desenvolvimento passou para o Gamecube e o game só
acabou sendo lançado definitivamente em 2008, no Xbox 360.
A história de ficção científica deveria ser uma trilogia retratando
uma aventura que se passa em um mundo futurista com elementos que
remetem à mitologia nórdica. O processo conturbado de produção custou
caro: cerca de US$ 60 milhões (R$ 120 milhões) foram investidos pelo
estúdio Silicon Knights — valor que não passou nem perto de ser
recuperado pela empresa. Os gráficos nao são muito bons mais o jogo em si é legal.
Final Fantasy XIII (2009) – US$ 53 a US$ 64 milhões
A saga de Lightning e companhia custou caro para a Square. O game foi
o primeiro título da franquia para a nova geração de consoles. O novo
sistema de batalhas, as animações, as sequências de vídeo e a dublagem
dos personagens chamaram a atenção pelo capricho.
O desenvolvimento do game começou ainda em 2004 e trouxe mudanças
radicais no núcleo dos RPGs da série. A principal reclamação dos
jogadores foi quanto à linearidade da história, que tirou boa parte da
liberdade de exploração.
Contudo, o título foi bem recebido pela crítica e já vendeu mais de 7
milhões de cópias, sendo o game de venda mais rápida da franquia,
provando, novamente, que a Square-Enix sabe como investir o seu
dinheiro. Muito bom esse jogo
Killzone 2 (2009) – aproximadamente US$ 42 a US$ 64 milhões
O jogo de tiro em primeira pessoa exclusivo para PlayStation 3 traz
batalhas frenéticas contra grandes números de inimigos. O título conta
com gráficos surpreendentes incluindo animações de alta qualidade e
efeitos de profundidade de campo incríveis.
O desenvolvimento do jogo durou quatro anos e o projeto começou com
um orçamento definido em US$ 20 milhões (R$ 40 milhões). Com os atrasos
sofridos na produção, o custo subiu muito. Estimativas não oficiais
garantem que a cifra final ficou na casa dos US$ 40 a US$ 60 milhões
(cerca de R$ 80 a 120 milhões). Eu joguei e recomendo.
0 comentários:
Postar um comentário