Atualmente, não é difícil encontrar produções que custam mais caro do
que filmes para serem desenvolvidas. Somente para ter uma ideia: no
início da década de 1990, o orçamento para o desenvolvimento de um
título de peso ficava na faixa dos US$ 100 mil (R$ 200 mil). Quando a id
Software desenvolveu o primeiro Doom, o investimento foi de mais de US$
200 mil (R$ 400 mil), o que enquadrou o game como um dos títulos mais
caros da história até então.
Nós separamos uma lista com alguns dos games que tiveram o maior orçamento de todos até hoje. Acompanhe:
Importante: os valores mostrados nos títulos trazem números corrigidos pela inflação atual para facilitar a comparação.
Star Wars: The Old Republic (2011) – cerca de US$ 204 milhões
Star Wars The Old Republic é um MMORPG lançado no final de 2011 para
PC. O game leva os jogadores a uma das maiores reconstruções do universo
de Star Wars já vista até hoje, contando com milhares de personagens,
objetos e referências ao universo fantástico criado por George Lucas.
Apesar de o orçamento oficial não ter sido divulgado, ele pode ser
considerado por analistas como o game mais caro já produzido até hoje.
Estimativas dão conta de uma cifra que ultrapassa os US$ 200 milhões (R$
400 milhões). Esse alto investimento é decorrente de mais de 800
pessoas trabalhando durante seis anos em quatro continentes. Para dublar
os mais de 4 mil personagens em três idiomas diferentes, foram
necessários mais de mil atores.
Embora tenha sido bem recebido pela crítica, a taxa de jogadores
pagantes que explodiu nos primeiros meses infelizmente diminuiu muito, o
que obrigou a Electronic Arts a transformar o jogo em um título
gratuito para jogar.
Grand Theft Auto 4 (2008) – US$ 106 milhões

A produção não foi barata. O game de 2008 custou cerca de US$ 100
milhões (R$ 200 milhões) para ser produzido. Já pensou quanto vai custar
o desenvolvimento de GTA V, que já é muito maior que o seu antecessor? Analistas garantem que a cifra já ultrapassou os US$ 137 milhões (cerca de R$ 270 milhões). Mas dane-se, é GTA. O investimento vale a pena.
Shenmue (1999) – US$ 98 milhões

Para tentar atingir esses objetivos ousados, Shenmue custou à SEGA
aproximadamente US$ 70 milhões (R$ 140 milhões), custo de produção que
inclui o game a sua sequência, que acabou não sendo lançada. Apesar de
ser um título extraordinário e ter vendido relativamente bem, a SEGA
acabou tendo prejuízo com o jogo.
Em valores atuais, o custo da produção seria de aproximadamente US$ 98 milhões (R$ 196 milhões).
The Elder Scrolls V: Skyrim (2011) – US$ 86 milhões

A produção levou cerca de três anos e meio e teve um custo estimado
de US$ 85 milhões (R$ 170 milhões) entre desenvolvimento e publicidade.
Ao todo, quase 200 pessoas estiveram envolvidas na produção do título.
No caso de Skyrim, o investimento foi recuperado rapidamente, já que
somente na primeira semana de lançamento a Bethesda arrecadou mais de
US$ 450 milhões (R$ 900 milhões) com o título. Jogo muito completo, mapa aberto, e cenário extenso, gráficos e sons muito bons, mais com muitos bugs. Só que valeu a pena investir tanto, lembrando que ganhou como jogo do ano de 2011.
Gran Turismo 5 (2010) – US$ 84 milhões

O quinto capítulo da série não poderia ser diferente. Os mais de mil
carros disponíveis, além de gráficos cinematográficos e uma tonelada de
extras, teve o início da sua produção com um orçamento inicial de US$ 60
milhões (R$ 120 milhões). Entretanto, o processo de desenvolvimento
acabou aumentando um pouco, chegando aos US$ 80 milhões (R$ 160 milhões)
na conta final.
Metal Gear Solid 4 (2008) – US$ 54 a US$ 74 milhões

Apesar de o orçamento final não ter sido divulgado, especialistas
garantem que o investimento no desenvolvimento de Metal Gear Solid 4
tenha ficado entre US$ 50 a 70 milhões (R$ 100 a 140 milhões). Um valor
justo, se analisarmos a qualidade da produção.
Final Fantasy VII (1997) – US$ 65 milhões
Quando a Square-Enix (na época Squaresoft) decidiu abandonar a
Nintendo, sua parceira de tantos anos, em prol da Sony, muita gente
desconfiou da qualidade de Final Fantasy VII. Quando o game foi lançado,
ele simplesmente elevou o padrão de todo o segmento em termos de
desenvolvimento e qualidade.
O estúdio investiu US$ 45 milhões (cerca de R$ 90 milhões) na época
para desenvolver um dos jogos mais aclamados de todos os tempos. Some
isso aos milhões de dólares investidos em publicidade pela Square e pela
própria Sony, que desembolsou mais de US$ 100 milhões (R$ 200 milhões)
apenas no ano de 1997 para promover o PlayStation e seus jogos.
Em valores atualizados pela inflação de hoje, o game teria custado
quase US$ 65 milhões (R$ 130 milhões), sem contar o investimento em
marketing. Jogo muito legal e que marcou a infância de muitas pessoas inclusive a minha.
Too Human (2008) – US$ 64 milhões
Too Human teve uma história polêmica do início ao fim: a produção
levou aproximadamente 10 anos para ficar pronta. O título começou a ser
planejado em 1999 e deveria ser lançado para o primeiro PlayStation.
Pouco depois, o desenvolvimento passou para o Gamecube e o game só
acabou sendo lançado definitivamente em 2008, no Xbox 360.
A história de ficção científica deveria ser uma trilogia retratando
uma aventura que se passa em um mundo futurista com elementos que
remetem à mitologia nórdica. O processo conturbado de produção custou
caro: cerca de US$ 60 milhões (R$ 120 milhões) foram investidos pelo
estúdio Silicon Knights — valor que não passou nem perto de ser
recuperado pela empresa. Os gráficos nao são muito bons mais o jogo em si é legal.
Final Fantasy XIII (2009) – US$ 53 a US$ 64 milhões

O desenvolvimento do game começou ainda em 2004 e trouxe mudanças
radicais no núcleo dos RPGs da série. A principal reclamação dos
jogadores foi quanto à linearidade da história, que tirou boa parte da
liberdade de exploração.
Contudo, o título foi bem recebido pela crítica e já vendeu mais de 7
milhões de cópias, sendo o game de venda mais rápida da franquia,
provando, novamente, que a Square-Enix sabe como investir o seu
dinheiro. Muito bom esse jogo
Killzone 2 (2009) – aproximadamente US$ 42 a US$ 64 milhões

O desenvolvimento do jogo durou quatro anos e o projeto começou com
um orçamento definido em US$ 20 milhões (R$ 40 milhões). Com os atrasos
sofridos na produção, o custo subiu muito. Estimativas não oficiais
garantem que a cifra final ficou na casa dos US$ 40 a US$ 60 milhões
(cerca de R$ 80 a 120 milhões). Eu joguei e recomendo.
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